Na rotina diária de uma fábrica de ração, a moega de grãos é um equipamento de grande relevância. Cabe a essa ferramenta realizar a função de receber a matéria-prima e transferi-la para o elevador, que por sua vez irá transferir o material para o depósito do cliente.
Um dos grandes diferenciais da moega de grãos é oferecer à fábrica um ambiente livre de impurezas, impedindo a ocorrência de prejuízos durante a pesagem ou que lotes inteiros sejam contaminados por fatores externos.
Você sabe como funciona uma moega? Acompanhe nosso artigo de hoje e entenda esse funcionamento.
O que é uma moega de grãos?
A moega de grãos é um componente metálico normalmente aplicado no recebimento ou pré-armazenamento de insumos variados, caso dos grãos, para direcionar a matéria-prima.
As moegas costumam ser construídas a base de aço de carbono com faces internas em ângulos inclinados superiores a 40 graus. Com essa inclinação, nenhum tipo de produto fica retido, permitindo um escoamento mais prático e facilitado.
Nas etapas de recebimento de uma fábrica de ração, por exemplo, a moega pode direcionar os itens para uma correia transportadora, para um elevador de caneca ou até mesmo para um posterior beneficiamento dos insumos.
Moegas são essenciais para reduzir as perdas de matéria-prima
Em processos industriais, durante a carga e descarga de grãos, é comum a ocorrência de muitas perdas de matérias-primas, principalmente quando há o uso de diferentes insumos.
Cabe à moega de grãos ajudar a evitar essa situação, permitindo que o sistema seja mais ágil e automatizado.
Isso ocorre porque a moega capta a matéria-prima assim que ela é despejada do caminhão e leva até o elevador ou rosca, abastecendo o sistema de armazenagem da fábrica com o máximo de eficiência.
Dessa forma, a moega ainda oferece aos insumos e produtos um ambiente mais higienizado, preservando-os de qualquer tipo de interferência que comprometa a qualidade.
Padrão de funcionamento de uma moega de grãos
Como já ressaltado, a moega de grãos tem como grande função transportar a matéria-prima, além da contenção do pó emitido pelos produtos, quando movimentados.
Assim, nas etapas de produção, em uma fábrica de ração, por exemplo, a moega de grãos funciona com caminhões posicionados diante destas estruturas e elevados estrategicamente.
A partir disso, as cargas que ficam nas partes anteriores dos compartimentos caem e passam por grelhas até chegarem em esteiras rolantes. Essas esteiras, por sua vez, destinam os grãos aos locais indicados para o armazenamento.
Em outros casos, o funcionamento da moega ocorre de uma forma diferente. Neles, a moega recebe os grãos diretamente de frestas ou canaletas dos caminhões graneleiros.
Nestes casos, os caminhões são posicionados sobre as moegas. Mesmo sendo mais comum, isso pode representar um baixo nível de higiene aos insumos pela proximidade e interação com pneus e implementos utilizados em mais de um caminhão.
Moedas de grãos são equipadas com separadores magnéticos
Vale salientar também que há diferentes tipos de moegas de grãos equipadas com separadores magnéticos (armadilhas magnéticas), principalmente para impedir danos em elevadores, britadores, correias, martelos de moinhos e nos próprios grãos.
Com essa medida, quaisquer ferrosos são removidos do processo, como um dente de pá carregadeira, pregos, corrente misturadas à massa de grãos, porcas e uma série de outros tipos de materiais ferrosos.
Nestes casos, há a possibilidade de uso de outros equipamentos magnéticos que, normalmente, são aplicados na moega para aumentar a segurança e a qualidade dos grãos.
Entre estes equipamentos, merecem destaque:
- Grades magnéticas
- Tambores magnéticos
- Separadores magnéticos suspensos
- Placas magnéticas
Basicamente, a função destes equipamentos é remover qualquer tipo de material ferroso do processo com grande exatidão.
Por fim, ao adquirir uma moega de grãos é essencial cumprir todas as exigências de órgãos fiscalizadores quanto ao funcionamento, além de contar com equipamentos de qualidade, permitindo encontrar um bom custo-beneficio, com resultados excelentes e muito mais seguros.
dessa forma, ao ter uma moega de grãos na sua fábrica de ração, você conseguirá deixar seu sistema muito mais ágil e automatizado
Continue acompanhando o Blog da CSJ e tenha mais informações sobre equipamentos necessários em uma fábrica de ração.
0 comentários