O Brasil é um dos líderes mundiais na fabricação de ração animal. Este segmento fechou o ano de 2022 com crescimento de 1,3%, e produção aproximada de 82 milhões de toneladas, segundo dados publicados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).
Este volume reforça o caminho, a passos largos, para conquistar protagonismo na economia nacional. No entanto, tão importante quanto a quantidade de ração produzida é garantir a qualidade da mesma.
Para isso, há uma série de cuidados que as fábricas precisam adotar para fazer a escolha certa dos insumos utilizados na fabricação de ração animal.
Conheça os principais cuidados a serem tomados ao escolher os melhores insumos para as rações que serão fabricadas.
Segurança e a qualidade dos insumos – Essenciais para uma ração de qualidade
Na fabricação de uma ração de alta qualidade é essencial ter os melhores equipamentos à disposição, mas é essencial também escolher os melhores insumos, que são a matéria-prima de qualquer ração.
Por isso, ao escolher insumos de qualidade são avaliados pontos como:
- Especificações do material;
- Ausência de pragas;
- Nível de garantia do insumo adotado;
- Coloração e granulometria.
Mas, além disso, existem outros cuidados que não podem ser negligenciados na hora de escolher os insumos para fabricação de ração animal, como você verá a seguir.
5 cuidados ao escolher insumos usados na fabricação de ração animal
Como já ressaltamos, o processo de fabricação de ração animal, independente do tipo, começa com o recebimento de insumos. Exatamente por isso, a escolha destes merece total atenção.
Confira a seguir 5 cuidados ao realizar essa escolha:
1. Tenha cuidado com a disponibilidade de insumos
Os principais insumos utilizados para a fabricação de ração animal são, basicamente, o milho e a soja.
Assim, uma das maiores preocupações do setor é a possibilidade de desabastecimento de insumos que, em alguns casos, pode paralisar a fabricação das rações comerciais.
Desta forma é preciso criar alternativas que atendam a demanda destes insumos, como a compra no exterior ou a adoção do modelo de produção integrada.
2. Qualidade dos insumos e de seus fornecedores
É praticamente impossível fabricar rações de boa qualidade se os ingredientes são de má qualidade, independentemente de quaisquer outros fatores da produção.
Portanto, a qualidade dos insumos é o primeiro e o mais importante cuidado na fabricação de ração animal. Para alcançar isso, é preciso também escolher muito bem os fornecedores.
Dessa forma é preciso selecionar e cadastrar bons fornecedores em vários quesitos, como oferta de produto, frete e, principalmente, qualidade da matéria-prima.
O preço dos insumos é também importante, entretanto a indústria de fabricação de ração animal deve sempre aliar o preço com a qualidade do produto.
3. Muito cuidado com insumos alternativos
Como já ressaltado, o milho e a soja são os insumos mais comuns na formulação de rações. Mas há casos em que o custo deles, e de outros ingredientes, se eleva muito, praticamente exigindo o uso de fontes alternativas.
Porém, há algumas destas fontes alternativas que podem trazer problemas à fabricação de ração animal. É o caso dos subprodutos da pecuária, processados para a obtenção de farinhas de origem animal (FOA). Mesmo possíveis, eles devem ser adquiridos com cuidado.
Além de toda a documentação necessária, a fábrica de ração deve comprovar a qualidade deste insumo por meio de análises físico-sensorial, químicas e biológicas.
4. Priorize a rastreabilidade dos insumos
Além de escolher os melhores insumos e fornecedores, a indústria deve também garantir a rastreabilidade de todos os insumos utilizados. Esse processo permite total controle e gerenciamento das informações referentes a um processo ou procedimento específicos.
A rastreabilidade garante todo o histórico do insumo, passando pelo processamento e indo até o destino. Assim, em uma fábrica de ração, os cuidados com a rastreabilidade devem englobar todas as etapas ligadas à recepção, estocagem, mistura, expedição e destino final.
5. Tenha um protocolo de controle de qualidade no recebimento dos insumos
Uma fábrica especializada na fabricação de rações deve, necessariamente, contar com uma equipe de controle de qualidade para supervisão na execução dos programas de controle dos padrões produtivos.
Assim, é primordial investir em um departamento de qualidade, especialmente no recebimento da carga de insumos, que possa garantir a qualidade da matéria-prima recebida e a realização dos testes de mistura, além de acompanhar o processo produtivo.
Na prática, ter uma equipe focada nesse cuidado irá garantir que os erros diminuam.
Com esses cuidados com a escolha dos insumos, a fabricação de ração animal certamente será baseada em maior qualidade e segurança, oferecendo um melhor produto ao mercado.
Quer produzir ração para seus animais? Então baixe nosso catálogo e conheça toda a linha de equipamentos para fábrica de ração da CSJ.
0 comentários