Priorizar a qualidade nutricional de animais de produção é fundamental. O segredo, porém, é ter atenção para oferecer o melhor alimento para o gado, seja ele destinado ao corte ou leite.
Nesse contexto, produzir ração na própria fazenda é uma iniciativa com potencial para gerar excelentes resultados.
Quando bem planejada e usando os equipamentos certos, essa iniciativa eleva a eficiência e a produtividade do gado. Dessa forma, proporciona uma maior lucratividade para pecuaristas.
Neste artigo, entenda a importância da nutrição ideal dos animais e por que produzir a ração para gado na própria fazenda.
Ração para gado: entenda a importância
Na pecuária bovina, o sucesso da produção de carne e de leite depende de quatro pilares: genética, reprodução, sanidade e, por fim, a nutrição.
Baseado nisso, essa reportagem, do portal “O Presente Rural”, destaca que um gado bem nutrido tem um melhor sistema imunológico. Também eleva o potencial genético e reprodutivo, resultando em maiores índices de produtividade.
Diante disso, uma ração de qualidade tem a função de fornecer todos os nutrientes essenciais para o crescimento, desenvolvimento e a saúde do gado. Isso inclui carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas.
Logo, uma alimentação balanceada impulsiona o desempenho dos animais, a produção de leite, e o ganho de peso.
Qual a melhor ração para gado?
O sucesso da produção pecuária depende de um planejamento muito bem-estruturado. Nesse sentido, as estratégias nutricionais merecem grande destaque.
Ou seja, elas maximizam os índices zootécnicos do rebanho e possibilitam os melhores resultados econômicos.
Entretanto, não existe uma única dieta que atenda todas as categorias animais e todos os objetivos.
Por isso, será preciso refletir sobre o tipo de criação (extensiva, semi-intensiva ou intensiva) e os objetivos da criação. Eles podem incluir:
- Engorda do gado de corte;
- Acabamento de carcaça;
- Desmame e recria;
- Aumentar a produtividade do gado leiteiro;
- Melhorar os índices reprodutivos.
Logo, a escolha do tipo de alimentação deve considerar as variáveis relevantes, para contribuir com o bom desenvolvimento do rebanho.
Como formular e produzir a ração para gado?
Baseado no que apresentamos até aqui, é preciso considerar alguns pontos para formular a ração ideal. Eles devem traduzir as necessidades nutricionais em necessidades alimentares reais.
Dessa forma, a elaboração da ração para gado deve se basear em três etapas básicas:
- Estimar as exigências nutricionais dos animais;
- Calcular os nutrientes fornecidos pelos alimentos;
- Modelar o problema na obtenção de uma ração que possa atender as exigências do gado.
Este processo torna-se imprescindível quando há a produção de ração na própria fazenda. Por isso, está diretamente relacionado com a viabilidade zootécnica e econômica da atividade, como ainda veremos neste artigo.
Porém, dentro destas etapas, há várias decisões que devem ser tomadas para ter o melhor resultado. Elas podem ser assim resumidas:
- Deve conter os nutrientes necessários, como proteínas, fibras, carboidratos, minerais e vitaminas;
- Garantem a palatabilidade da ração;
- A ração deve ser misturada de forma homogênea;
- Deve considerar a raça, idade e sexo do gado;
- Considere o peso do animal, principalmente para animais em confinamento.
Além destes pontos, também é preciso definir qual é a finalidade da alimentação. Cada objetivo requer um tipo de dieta específica, como:
- Mantença: assegurar ganho de peso do gado;
- Desenvolvimento e crescimento: garante o crescimento saudável e exige fontes energéticas e ração com proteínas e macrominerais;
- Reprodução: manter um limite de peso, pois a gordura em excesso ou a falta comprometem as funções reprodutivas;
- Engorda: o ganho de peso deve ser garantido através de nutrientes adicionais que favoreçam a engorda do gado;
- Lactação: a ração oferecida deve conter muitos nutrientes, pois o organismo está em seu limite e boa parte da energia será destinada à produção leiteira.
4 motivos para implementar uma fábrica de ração na fazenda
Como você viu até aqui, não há uma ração para gado específica que atenda todas as categorias.
Logo, a fábrica de ração pode representar uma solução estratégica para o produtor. Com ela, o pecuarista terá economia, eficiência e flexibilidade, sem afetar a qualidade.
Portanto, acompanhe os 4 motivos para ter a própria fábrica de ração:
1. Autonomia e flexibilidade
Ao produzir a ração, o pecuarista terá maior autonomia e flexibilidade, dependendo menos das oscilações do mercado.
Ou seja, os ingredientes podem ser obtidos nas proximidades. Isso permite a redução de custos com a compra da matéria-prima.
2. Controle de qualidade
A escolha dos insumos utilizados é extremamente importante para a saúde e desenvolvimento dos animais.
A produção na fazenda permite um melhor controle de qualidade, devido à constante identificação dos ingredientes utilizados.
Além disso, os padrões de higiene e segurança alimentar estarão mais bem controlados.
3. Redução de contaminação
Com o controle da qualidade da ração, será possível reduzir casos de contaminações.
Nesse caso, o contato irregular com ingredientes, ambientes, pessoas, superfícies ou produtos contaminados pode ser evitado.
4. Formulação de rações sempre balanceadas
A produção na fazenda também permite a formulação e fabricação de rações mais balanceadas de acordo com a necessidade do gado e os nutrientes disponíveis.
As rações balanceadas garantem a performance animal e o destaque mercadológico da fazenda em meio a concorrência.
Mas, para produzir o alimento do gado, alguns passos devem ser considerados. Baixe o material abaixo e veja como montar uma fábrica de ração na propriedade!
Tenha a melhor fábrica de ração na sua fazenda
A produtividade, saúde e o bem-estar dos animais dependem da qualidade da ração oferecida ao gado. Já a saúde financeira da fazenda, diante de tantos processos, também necessita de um custo de produção reduzido.
Para atender essas demandas do pecuarista, a CSJ oferece uma ampla seleção de equipamentos para a fabricação de ração para gado na fazenda.
Nossos projetos atendem a produções de 500kg/h até 60ton/h de ração com eficiência e economia.
Estão disponíveis fábricas de alta produção e mini-fábricas. Estes são equipamentos versáteis e econômicos, atendendo a necessidade do pequeno pecuarista.
Então, se você pensa em fabricar sua ração na fazenda, a CSJ é a parceira estratégica ideal! Confira nosso catálogo de soluções e veja qual se enquadra nas suas necessidades.
0 comentários